quinta-feira, 8 de maio de 2008

A economia Portuguesa e o alargamento da economia Europeia- II parte

1- Os critérios de convergência nominal são: a evolução dos preços é estabilidade de preços: a taxa de inflação média, verificada no período de um ano que antecede a data de avaliação, não pode exceder em mais de 1,5 pontos percentuais a taxa de inflação média dos três Estados-Membros com melhores resultados em termos de estabilidade de preços, a evolução das finanças públicas ou a situação das finanças públicas: o défice não pode exceder 3% do Produto Interno Bruto (PIB), a menos que esteja a diminuir substancial e continuadamente e se situe perto desses 3%. Além disso, a dívida pública não pode ser superior a 60% do PIB, a menos que esteja a diminuir suficientemente e a aproximar-se a um ritmo satisfatório desses 60%; e por último a evolução das taxas de juro de longo prazo ou durabilidade da convergência: a média da taxa de juro a longo prazo, verificada no período de um ano que antecede a data de avaliação, não pode exceder em mais de 2 pontos percentuais a média da taxa de juro a longo prazo dos três Estados-Membros com melhores resultados em termos de estabilidade de preços.

2- A convergência nominal trata-se de cumprir os critérios de convergência que enumerei na resposta anterior. A convergência real é medida em termos de poder de compra de rendimentos, isto é, o que uma determinada pessoa consegue comprar com o seu ordenado.

3- Não. porque a evolução na convergência nominal não interessa, interessava sim se tivesse havido uma evolução na convergência real.

4-Existe uma ausência de processo efectivo de convergência real porque os nossos valores do PIB per capita em termos percentuais são decrescentes (ano 2000-70%, ano 2001-71%, ano 2002-71%, ano 2003-69% e ano 2004-68%). Para esse processo existir os nossos valores teriam de ser crescentes.

5.1


a)- Distância

b)- Aproximação ou convergência

5.2

a) Sim, porque a diferença entre os valores da Hungria e a média europeia é maior do que a diferença dos valores entre Portugal e a média europeia.

b) Sim, porque os valores da Hungria são crescentes e os de Portugal são decrescentes.Logo a Hungria tem um processo de catching-up mais rápido.

c) Sim porque se Portugal continuar com a taxa de crescimento do PIB baixa vai afastar-se da média europeia e se outros países como a Hungria continuarem com os valores do PIB a crescer a uma velocidade superior irão ultrapassar o nosso país. A longo prazo se Portugal continuar com a mesma taxa de crescimento do PIB irá parar à cauda da Europa.
5.3-

a) Recuperação é um processo de catching-up assinalável.

b) Um factor que fragiliza a recuperação é o facto de Portugal não investir em Investigação e desenvolvimento.

6)

a)
b) A regra que a tabela me sugere é que quanto maior é a produtividade maior são as remunerações pagas.

Sem comentários: