quinta-feira, 15 de maio de 2008

Economia portuguesa: Articulação difícil entre mudanças internas e as exigências externas competitivas

1- A globalização é um processo de aprofundamento da interação económica, política, social e cultural. Nos dias de hoje os países não se podem só interessar pelos seus mercados tem de se interessar pelos mercados exteriores, fazer trocas comerciais com outros países.



2- Os seís grandes periodos históricos na evolução mais recente da economia portuguesa foram:

* Autarcia e Proteccionismo ( antes de 1959).

* Abertura comercial e imigração (1959/1973).

* Choques petrolíferos, Descolonização e Democratização (1974/1985).

* Plena adesão às comunidades europeias no caminho do mercado interno Europeu (1986/1992).

* Convergência real e nominal no caminho da União Económica e Monetária Europeia (1993/1999).

* Crise das finanças públicas e dificuldades de convergência numa Europa de moeda única e em alargamento ( depois de 2000).



3- As quatro rupturas genéricas são:

* A ruptura energética.

* A ruptura monetária e financeira.

* A ruptura na natureza do crescimento industrial.

* A ruptura demográfica.



4-A economia portuguesa pode, assim, alcançar resultados positivos, quer nos seus esforços de convergência real, aproximando o seu nível médio de vida, medido em paridades de poder de compra, do nível médio de vida na União Europeia (UE-15), passando de cerca de 55%, no ano da adesão, para cerca de 70%, quando entrou em vigor a moeda única.


5-Os três traços particulares são:Crescimento económico, crescimento onde o ritmo de expansão de consumo público se revelou mais elevado, crescimento com uma significativa tendencia de desiquilibrio esterno.

6 - Portugal tem toda uma indústria defeciente e devia ter uma aposta mais de investigação e desenvolvimento. Portugal não vende porque as empresas não conseguem fidelizar clientes através da marca, porque nós não temos uma marca portuguesa no mercado. A educação em termos formais e a formação é superior à de Portugal.

Sem comentários: