quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A "Mão Invisível" de Adam Smith

Mão invisível - Cada indivíduo que " pretenda apenas a sua própria segurança, apenas o seu próprio ganho, é levado por uma mão invisível a promover um fim que não fazia parte das suas intenções." Isto é, um indivíduo tem um negócio, como por exemplo a venda de produtos de limpeza, um dia apercebe-se que a venda de produtos alimentares é mais lucrativa, então o indivíduo passa a vender produtos alimentares.

Uma economia concorrencial é eficiente quando não pode aumentar o bem-estar económico de um indivíduo sem piorar o de outro.

A interferência estatal na concorrência mercantil é sempre prejudicial, porque se a mão invisível funcionar eficientemente não será possivel melhorar o bem-estar económico de um indivíduo sem prejudicar a de outro sendo assim o estado ao intreferir iria gastar moeda inutilmente e prejudicar o bem-estar de vários indivíduos.

Os três motivos que Samuelson refere de alcance limitado para a doutrina da "Mão invisível" são: a existência de falhas de mercado, a existência de externalidades ao mercado e a repartição do rendimento.

Sem comentários: