quinta-feira, 25 de outubro de 2007

História da contabilidade Nacional

A contabilidade Nacional, de qualquer país, é um modo de apresentar características de uma economia no seu território Nacional, é uma descrição da realidade económica.
A contabilidade Nacional nada tem a ver com as outras contabilidades, Geral ou Pública, embora muitas informações em que se fundamenta provenham da contabilidade Geral, a contabilidade nacional difere substancialmente desta contabilidade.

A contabilidade Nacional procura fazer uma descrição dos principais agentes económicos, aplicando técnicas específicas que a diferenciam das contabilidades Geral e Pública.
De acordo com a definição da O.E.C.E ( organização Europeia de cooperação económica), a contabilidade Nacional é uma técnica que se propõe apresentar sob uma forma quantificada um quadro de conjunto da Economia de um país.
Na história da contabilidade Nacional devemos citar o nome Keynes pelo progresso, a que a sua obra deu origem, na definição dos sujeitos económicos e das operações mais características da contabilidade Nacional. Os primeiros estudos para uma efectivação de um sistema de contabilidade Nacional datam do período anterior à segunda Guerra Mundial.
A ONU acabava por desenvolver um sistema de Contabilidade Nacional próprio e também propõem um outro sistema para os seus países membros. a partir de 1959 os conceitos da contabilidade nacional começam a alargar-se para os fluxos monetários e a quadros de entradas - saídas.
As contas de Portugal foram elaboradas até 1976 de acordo com o sistema da O.C.D.C. A partir dos valores do ano de 1977 o sistema Europeu de Contas Economias Integradas passou a ser seguido pelo I.N.E, após uma evolução o I.N.E designou por sistema de contas Nacionais Portuguesas e foi aplicado pela primeira vez no ano de 1986.

Sem comentários: