quinta-feira, 6 de março de 2008

correção do teste de economia

1.1- 1)- comércio internacional ... 2)- comércio externo.

1.2- A teoria das vantagens comparativas permite explicar a vantagem do comércio internacional até quando a teoria das vantagens absolutas diz que o comércio internacional não seria vantagoso. Existe desprezo da parte dos economistas relactivamente à teoria das vantagens absolutas porque a explicação que é dada nesta teoria é do domínio se qualquer pessoa tanto que Samuelson não se refere a ela como teoria mas sim bom censo.

2.2-
e) -
f) 0

2.5- A balança de Rendimentos apresenta sempre um saldo negativo porque as empresas estrangeiras a operar em Portugal são em muito maior número do que as empresas portuguesas a operar no estrangeiro, logo as empresas estrangeiras tem mais lucro do que as empresas portuguesas mas o lucro das empresas estrangeiras vai maioritariamente para os seus paises e as empresas portuguesas como gerem poucos lucros também enviam poucos para o nosso país.

2.6- O défice da balança comercial é sempre estrutural porque ao longo do tempo o saldo da balança comercial é sempre negativo. O saldo é sempre negativo porque o valor das nossas exportações é sempre menor que o das importações.

Grupo II

3.2- O valor da taxa de cobertura que não considerei incorrecto significa que as exportações financia 80% das importações efectuadas, isto é as divisas que obtivemos com as exportações cobrem 80% das importações.