quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Teste de economia

1- ... 1)-comércio externo ...2)-comércio internacional.

1.2-A teoria das vantagens comparativas permite explicar a vantagem do comércio internacional até quando a teoria das vantagens absolutas diz que o comércio internacional não seria vantagoso. Existe desprezo da parte dos economistas relactivamente à teoria das vantagens absolutas porque nesta teoria nunca existe vantagens no comércio internacional, e quando usamos a teoria das vantagens relactivas verifica-se que existe vantagem em fazer comércio internacional.

Grupo II

2.1-

a) -17237
b) 6231
c) -6906
d) 2674
e) -15238
f) 2038

2.2
a) -
b) 0
c)0
d)0
e)0
f) -

2.3

a) balança corrente + balança capital = -13200

b) -serviços/ défice da balança *100 =36,15%

c)- transferências correntes/ défica da balança comercial * 100 = 15,51%

2.4-
a) o valor a que cheguei significa que a balança de serviços permite financiar 36,15% do défice da balança comercial.

b) o valor a que cheguei significa que as transacções unilaterais permite financiar 15,51% do défica da balança comercial.

2.5-

Grupo III

3.1-O senhor que está certo é o senhor Bruno porque a taxa de cobertura tem de ser menor que 100 porque a balança comercial é defecitária.

3.2 - O significado económico do valor da taxa de cobertura significa que a taxa de cobertura é deficitária.

Grupo IV

4.1- a)

4.2-b)

4.3-c)

4.4- d)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Teoria das vantagens comparativas

1- Os novos consumos da Europa e da América são injustos, porque a América fica em situação vantagosa em relação à Europa.

2-Trata-se de uma solução que não interessa à Europa, porque foi remetida para um ponto interior à sua Fronteira de Possibilidades de Produção. Verifica-se que nesta situação o preço dos alimentos relativamente ao vestuário é 1 (porque 2.000/2.000=1), encontrando-se fora do intervalo referido.


3-






II


A teoria das vantagens comparativas permite explicar a vantagem do comércio internacional até quando a teoria das vantagens absolutas diz que o comércio internacional não seria vantagoso. A teoria das vantagens comparativas mostra que é vantagoso o comércio internacional.

Relatório da OMC de 2007

1- O produto teve um crescimento reduzido em relação as exportações.

Organização mundial do comércio

1- A OMC foi criada em 1995.

2- A antiga denominação era GATT, General Agreement on Trade and Tarifs.

3- O quadro histórico é a seguir a 2ª Guerra Mundial. Os seus objectivos eram evitar que houvesse novos conflitos por causa da economia, do proteccionismo.

4- As funções da OMC são: funcionar como tribunal para os conflitos do comércio internacional, por intermédio do Órgão de Solução de Controvérsias.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Proteccionismo versus comércio livre

1- O proteccionismo é um país instaurar os direitos alfandegários para os produtos que vem do exterior.

2- As formas de facilitação das exportações menos transparentes são: os subsísios às exportações, o dumping e a desvalorização da moeda. São menos transparentes porque são usados meios desleais. como por exemplo quando um país subsidia as sua exportações estas tornam-se artificialmente mais baratas e concorrem deslealmente com os bens dos outros países.

3- Sim o proteccionismo justifica-se numa industria nascente, porque no início de uma industria os custos são altos e assim o proteccionismo ajuda a empresa a aumentar os lucros.

4- o comércio livre é a eliminação dos direitos alfandegários.

5- Como consumidor existem algumas dúvidas entre o proteccionismo e o comércio livre, porque por um lado o proteccionismo é bom para o comércio nacional, para a economia nacional mas por outro lado o comércio livre dá-nos opurtunidade de encontrar produtos com preços mais reduzidos.

caracterização da União Europeia