quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Indicadores do comércio externo

2- O valor da taxa de cobertura em 2005 quer dizer que as exportações permitem financiar o valor das importações em 76.31 %.

3- As exportações adicionadas com as importações em relação ao PIB em 2005 representam 65.94%.

4- A taxa de cobertura apresentou sempre um valor abaixo de 100 porque o saldo da balança de bens e serviços tem sido sempre deficitário, esta é a possibilidade que se aplica a economia portuguesa. As outras possibilidades teóricas são: se a taxa de cobertura for maior que 100 a balança de bens e serviços é superavite. Se a balança de bens e serviços tiver saldo nulo a taxa de cobertura é exactamente igual a 100.

5- Os valores seriam crescentes, porque com a entrada para a União Europeia os direitos alfandegários foram abolidos e os preços assim baixam.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Comércio Interno,Externo e Internacional

1- Quando os consumidores tem à disposição os bens que necessitam no seu país trata-se de comércio interno, quando os consumidores tem de recorrer a bens fabricados no estrangeiro para satisfazer as suas necessidades trata-se de comércio externo.

2- A diferença entre o comércio externo e o comércio internacional é que quando os economistas estão a analisar dados concretos falam de comércio externo quando pretendem explicar teorias trata-se de comércio internacional.


3- Com a criação da CEE os direitos alfandegários foram abolidos, no mercado Europeu os produtos tornam-se mais baratos, tornando as trocas mais frequentes o outro aspecto é a especialização na produção do que produzem melhor.

Balança de pagamentos portuguesa

1-

a)- O saldo da balança comercial em 2006 foi de -16 629 mil milhões de euros.

b)- O saldo da balança de serviços em 2006 foi de 4893 mil milhões de euros.

c)- O saldo da balança de rendimentos em 2006 foi de -5336 mil milhões de euros.

d)- O saldo da balança de transferências unilaterais em 2006 foi de 2503 mil milhões de euros.

e)- O saldo da balança de capital em 2006 foi de 1260 mil milhões de euros.

f)-O saldo da balança de transacções Correntes ( balança corrente)em 2006 foi de -14599 mil milhões de euros.

2- A relação que se verifica entre o saldo de transacções correntes e as restantes rubricas da balança de pagamentos é a soma das quatro rubricas, balança comercial, serviços, rendimentos e transferências unilaterais.


3- As duas fontes de financiamento do défice da balança comercial portuguesa são: balança de serviços e a balança de transferências correntes. Porque apresentam valores positivos.

4- O saldo da balança Básica em 2006 foi de -13339 mil milhões de euros.

5- Apesar de o nome balança básica estar omitido nas estatísticas oficiais, continua presente pois a soma da balança corrente com a balança capital vai dar a balança básica.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Balança de pagamentos

1- As duas grandes rubricas da balança de pagamentos são: as transacções correntes e a conta de capitais.

2- As quatro principais rubricas da balança trasancções correntes são:a balança comercial,os serviços, o rendimento do investimento e as transacções unilaterais.

3- A exportação do vinho do porto é registada a crédito, pois é paga com moeda estrangeira.

4- A importação de petróleo é registada a débito, pois Portugal gasta moeda estrangeira para poder importa-lo.

5- A despesa realizada pelos espanhóis em Portugal é realizada a crédito na balança de pagamentos, pois entra moeda estrangeira no nosso país.

6- A entrada dos lucros das empresas portuguesas, instaladas no exterior, em Portugal é realizada a crédito, pois entra moeda estrangeira no nosso país.

7- O saldo da balança comercial americana é de 484 mil milhões de dólares.

8- O défice comercial americano está a ser financiado por empréstimos do resto do mundo. O critério pelo qual eu escolhi este valor é porque é o valor mais positivo.