quinta-feira, 25 de outubro de 2007

História da contabilidade Nacional

A contabilidade Nacional, de qualquer país, é um modo de apresentar características de uma economia no seu território Nacional, é uma descrição da realidade económica.
A contabilidade Nacional nada tem a ver com as outras contabilidades, Geral ou Pública, embora muitas informações em que se fundamenta provenham da contabilidade Geral, a contabilidade nacional difere substancialmente desta contabilidade.

A contabilidade Nacional procura fazer uma descrição dos principais agentes económicos, aplicando técnicas específicas que a diferenciam das contabilidades Geral e Pública.
De acordo com a definição da O.E.C.E ( organização Europeia de cooperação económica), a contabilidade Nacional é uma técnica que se propõe apresentar sob uma forma quantificada um quadro de conjunto da Economia de um país.
Na história da contabilidade Nacional devemos citar o nome Keynes pelo progresso, a que a sua obra deu origem, na definição dos sujeitos económicos e das operações mais características da contabilidade Nacional. Os primeiros estudos para uma efectivação de um sistema de contabilidade Nacional datam do período anterior à segunda Guerra Mundial.
A ONU acabava por desenvolver um sistema de Contabilidade Nacional próprio e também propõem um outro sistema para os seus países membros. a partir de 1959 os conceitos da contabilidade nacional começam a alargar-se para os fluxos monetários e a quadros de entradas - saídas.
As contas de Portugal foram elaboradas até 1976 de acordo com o sistema da O.C.D.C. A partir dos valores do ano de 1977 o sistema Europeu de Contas Economias Integradas passou a ser seguido pelo I.N.E, após uma evolução o I.N.E designou por sistema de contas Nacionais Portuguesas e foi aplicado pela primeira vez no ano de 1986.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sistema de contas


Porque é que se mede a economia?



A economia é geralmente medida para fins de análise económica, e também para fundamentar as decisões politicas.
Mais especificamente para permitir que o governo prepare e execute o seu orçamento, dando uma previsão das receitas públicas, a fim que as despesas não excedam o orçamento Nacional.

Para comparar a nossa economia com a dos outros países.

Para ajudar o governo a gerir a economia, a fim de julgar se o governo está a fazer um bom ou mau trabalho no aumento do bem-estar da Nação. Esta informação é muito importante para o processo democrático de escolha de um novo Governo.

Para permitir que as empresas privadas tomem decisões estratégicas em função das condições gerais da economia.

Para permitir que os consumidores individuais tomem decisões no consumo em função da economia geral.

O que é que a contabilidade Nacional mede?



A economia é um conjunto de instituições e pessoas, que os mecanismos de mercado combinam de forma a criar e usar bens ou serviços, bem como gerar e (re) distribuir rendimentos.

Os principais agentes económicos são: as Famílias, as Empresas não financeiras, o Estado, as Instituições Financeiras e o Resto do Mundo.
Estes agentes desenvolvem várias actividades, como a produção, o consumo, a acumulação de capital, a (re) distribuição do rendimento, bem como a contracção ou concessão de empréstimos.
O sistema de contas mede os valores associados a estas actividades e aos agentes económicos.